De origem árabe, o muraxabi é um elemento arquitetônico vazado bastante usado como fechamento para janelas, balcões e portas, permitindo a ventilação e a entrada parcial de luz ao ambiente. No projeto do apartamento Muxarabi ele marca presença tanto na porta de entrada pivotante, como em complementos da marcenaria elaborada na área social do apartamento.

Tal qual uma caixa de madeira é a unidade que, em um primeiro momento se vislumbra no encaixe mimetizado da porta pivotante na madeira que faceia a extensão da parede, o ângulo de 90 graus ainda revela o bar, a adega no nicho para acomodar os rótulos de vinho, bem como o vão para os eletrodomésticos, espaço para mantimentos e fruteira e ainda resguarda o acesso para a ala íntima do apartamento. A caixa central organiza o espaço e da unidade ao apartamento.

No living, marca presença uma ampla estante de serralheria com acabamento laqueado e nichos vazados. Um móvel que segrega os ambientes de forma elegante, permitindo a passagem de luz e uma leitura multifacetada do espaço. Com um living aconchegante e prestigiado por uma profusa luz natural, o projeto considerou a instalação de persianas automatizadas como forma de garantir a privacidade e o controle dessa incidência. 

Na planta da área social, uma das varandas do apartamento foi integrada à área social, criando um espaço para refeições ao ar livre e momentos de convívio na área gourmet. Já na outra varanda há um escritório adequado para as necessidades de home office.

A área gourmet é um destaque à parte com sua ilha central revestida com lâmina ultracompacta na cor grafite, que tanto atende a interação com os convidados nos dias de churrasco, como cumpre a função de bancada para refeições rápidas no cotidiano nos residentes.

Uma marcenaria em ‘U’ forma o desenho da cozinha. Nas paredes, a leveza de apenas dois armários superiores contrasta com o revestimento mineral. Ao fundo, a porta em serralheria e vidro jateado, dá acesso à área de serviço

A suíte master apresenta um design clean, sóbrio e elegante, devidamente representado pela a cama box revestida em tecido suave e cabeceira com armação em madeira e a parte interna estofada. A estética natural da parede de pedras é suavizada pela amadeirado claro que compreende as mesas suspensas, o banco da largura da cama e os armários que abrangem o painel da TV.

Como uma verdadeira sala de banho proporcionando momentos de relaxamento, o banheiro da suíte master conta com uma banheira de hidromassagem, box com chuveiro de teto e um banco para descansar, assim como em uma sauna, e a generosa bancada com cuba dupla.

Por fim, no quartinho do bebê, a natureza é expressa com docilidade e um toque lúdico com um adesivo que preenche a parte superior do lambri, além de um banheiro que vai acompanhar o crescimento da criança.

  • Apartamento Muxarabi Projeto concluído 2022
  • LocalizaçãoAnália Franco, São Paulo, SP
  • Área278 m²
  • AutorRaphael Wittmann
  • ColaboradoresVitória Moreno e Giulianna Macedo
  • Execução e Gerenciamento Rawi Arquitetura
  • FotografiaRafael Renzo
Projeto anterior
Próximo projeto