Localizado na Faria Lima, famosa avenida corporativa de São Paulo, o escritório se insere como uma ilha que aspira fruição, serenidade e desaceleração, elementos que favorecem o fazer criativo, em meio a agitação típica do contexto. Essa atmosfera é manifesta por meio da materialidade leve e equilibrada: a madeira clara e a presença recorrente do branco trazendo pureza e tranquilidade; o verde que aparece pontualmente nos materiais e nas plantas, em diálogo com a vegetação de fora; além do concreto aparente, símbolo da escola paulista de arquitetura.

Uma das premissas do projeto foi o ato de conservar e revelar as características originais mais potentes do imóvel: o chão de taco; a laje em concreto aparente que foi desvendada na remoção do forro; a parede do lavabo que preservou a argamassa colante dos antigos azulejos.

O ambiente da copa surge como uma caixa suspensa em pastilhas, anexa ao ambiente, aproveitando a parede hidráulica dos banheiros e corrigindo a proporção do espaço de reuniões, que originalmente possuía um formato excessivamente linear.

As paredes originais do espaço foram demolidas, possibilitando a ventilação cruzada entre as aberturas e a valorização das visadas que marcam as dualidades da inserção do imóvel: de um lado uma avenida verticalizada, adensada, com árvores mais próximas das janelas, conferindo um visual exuberante no nível das copas, do outro, uma zona residencial, com considerável arborização mais distanciada, casas térreas e campo de visão amplificado.
Para criação de novas ambiências no espaço sem paredes, alguns recursos foram utilizados: a estante de serralharia vazada que delimita e torna mais privativo o espaço de espera, sem segregá-lo do restante do escritório; a persiana que divide os espaços de trabalho e reuniões: seu caráter translúcido traz leveza e serenidade; suas possibilidades de configuração conferem versatilidade e ludicidade ao ambiente.

  • Atelier Rawi Arquitetura Concluído 2023
  • LocalizaçãoJardim Paulista, São Paulo, SP
  • Área100 m²
  • AutorRaphael Wittmann
  • ColaboradoresGiovanna Aráujo, Giulianna Macedo, Mayara Yamaya, Rafael Pereira, Ulisses Hubner
  • Execução e Gerenciamento RAWI Arquitetura + Design
Projeto anterior