Projetos

Arquiteto ou engenheiro? Qual o mais indicado para projetar sua casa?

Por: Sonia Ferreira

A grande questão é: qual é a diferença? Você decidiu construir sua casa, um novo lar, com mil idéias na cabeça, então quem você contrata? Um arquiteto? Um engenheiro? Ou ambos? Arquitetos e engenheiros devem trabalhar juntos para projetar e construir. Embora seus deveres se sobreponham até certo ponto, cada um tem suas próprias habilidades e responsabilidades. Antes de mais nada, vamos entender a diferença entre as duas profissões.

O que faz um engenheiro?

A função do engenheiro é elaborar construções e reformar casas, prédios, viadutos, estradas, dentre outras coisas. Esse profissional tem como objetivo calcular e projetar estruturas e instalações, bem como gerenciar e executar obras.

Ele é o profissional preparado para acompanhar passo a passo a obra, analisando e decidindo qual a base necessária para o local, de acordo com as características do terreno, levando em consideração as mudanças de temperatura, vento e resistência dos materiais utilizados. Além disso, é função do engenheiro apontar as especificações de rede elétrica e hidráulica, se atentando também a prazos, custos, segurança e qualidade.

De modo geral, o engenheiro usa seus conhecimentos para resolver, adaptar, desenvolver e aperfeiçoar mecanismos, produtos, estruturas e processos para atender as necessidades da sociedade. Em outras palavras, ele resolve problemas em relação à civilização, além de gerir equipes em grandes projetos, para que a obra tenha o acompanhamento necessário e seja concluída com sucesso.

O que faz um arquiteto?

Esse profissional organiza e projeta espaços visando as normas, funcionalidade, conforto e composição. É o profissional mais habilitado, preparado e especializado para executar os projetos arquitetônicos, sempre com foco no uso do imóvel, considerando a disposição dos móveis, ventilação, iluminação, além de aspectos de sustentabilidade. Ou seja, o arquiteto é quem planeja e organiza os espaços internos e externos onde as pessoas vão morar, trabalhar e ter seu lazer, como em casas, prédios, museus, cinemas e teatros.

Desta forma, ele executa o projeto arquitetônico, coordena todos os projetos complementares, como estrutural, instalações, paisagismo, bem como a construção ou reforma de casas, edifícios e imóveis em geral, determinando desde os materiais que serão utilizados na obra até as equipes de execução, que incluiria as equipes de engenharia.

Um ponto diferenciador do arquiteto para o engenheiro, é que seus projetos são voltados para a parte da composição com a escala humana e, principalmente, de preservação do meio ambiente, aliando a harmonia, normas, conforto e funcionalidade de forma ecológica.

E agora? Qual profissional contratar para projetar minha casa?

Agora que estabelecemos todas as principais responsabilidades do trabalho de cada profissional, é hora de pensar em projetar sua casa, esteticamente atraente e segura. Os arquitetos são necessários sempre que uma reforma residencial exigir uma alteração de tamanhos e formas de salas ou fazendo grandes mudanças nos sistemas de encanamento, elétrico ou de aquecimento. Eles vão explorar o seu estilo de vida e o uso da casa. Vão avaliar a estrutura da casa e elaborar planos de construção que abordam os seus desejos e os requisitos da estrutura.  Um arquiteto consegue projetar todo tipo de edificação – não apenas casas e apartamentos. Hospitais, hotéis, igrejas, estações de trabalho, etc, são edificações comuns dentre uma lista de tarefas de arquitetos. Após a comunicação com todos os envolvidos na obra, o arquiteto irá elaborar planos para o seu projeto, geralmente com um modelo assistido por computador. Ele então supervisiona de perto quando uma empresa de construção assume a construção do projeto. Seus projetos incorporam função, forma, segurança e necessidades dos futuros proprietários aliados a beleza e funcionalidade. O profissional de arquitetura tem um pensamento matemático e lógico forte, dotado de uma mente  com inúmeras possibilidades criativas e um conjunto de habilidades invejáveis.  Enfim, existe ainda dúvidas que o arquiteto é o profissional adequado para te atender? Ele é treinado e experiente em design de interiores, concentrado na estética da casa, na aparência e funcionalidade. Está mais sintonizado com as composições espaciais de quartos de uma casa, tamanhos de móveis e organização de espaços, para fornecer a melhor casa possível para você.  E mais, um bom arquiteto é mais do que disposto a ajudar com a escolha da cor exterior ou seleção de detalhes, como janelas, portas, etc. Sua responsabilidade e comprometimento vão além, dando a você o melhor do mundo do design.

E aí, o que achou do nosso artigo sobre qual profissional escolher para projetar sua casa? Agora é com você! Não se esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos em sua rede social.